EMPRESA
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Histórico

- 1885: O fundador Pedro Pizzatto nasceu no dia 31 de janeiro em Araucária (Paraná), filho de italianos. Mais tarde, seu nome foi alterado para Pedro Nolasco Pizzatto em função de homônimos. Esse nome foi escolhido por ser dia de Santo Nolasco o mesmo de seu nascimento.

- 1918: Em primeiro de janeiro é fundada a empresa Pedro N. Pizzatto.

- 1925: Transferência para Curitiba onde deu início a sua carreira na área dos negócios com exportação de madeiras.

- 1930: Adquiriu uma fazenda no Município de Palmas, hoje General Carneiro (Paraná), com área de 4.000 alqueires. Nesta época, estruturou em Paranaguá uma seção de embarques de madeiras com maquinário para refilação, onde em 1939 instalou uma fábrica de madeiras compensadas.

- 1940: Juntamente com sócios argentinos constituiu em Buenos Aires a firma Pizzatto e Belart para importação de madeiras do Brasil.

- 1942: O governo americano vendeu ao País uma grande quantidade de tornos de laminação de madeiras. A empresa adquiriu um torno da marca COHEN, iniciando então, oficialmente a fábrica de compensados em General Carneiro, na mesma unidade industrial que mantém até hoje.

- 1940/1950: A Pizzatto construiu, em sociedade com a empresa Madeiras Duplex, uma fábrica de cola fria para compensado para utilização em sua unidade industrial. Esta fábrica foi encerrada alguns anos mais tarde. Suas atividades industriais foram concentradas em sua unidade de São Pedro, em General Carneiro.

- 1970: O sistema de produção começou a utilizar colagem a quente, e o desenvolvimento de processos e produtos gerou maior valor agregado, evoluindo até o sistema atual.

- 1976: A empresa formalizou seu Departamento de Recursos Naturais, e iniciou a sistematização de programas ambientais pioneiros, desenvolvendo conceitos como o Manejo Ambiental baseado no lema “CONSERVAR É SABER USAR” (Luciano Pizzatto).

Atualmente, as Indústrias Pedro N. Pizzatto trabalham com diversos produtos derivados da madeira, sempre inovando na tecnologia, sem esquecer do compromisso social e ecológico. Todas as suas unidades de produção florestal e industrial se concentram no Estado do Paraná.



Política da Empresa

A principal política das Indústrias Pizzatto é a de rendimento sustentado e geração de empregos para a comunidade, complementada com o manejo ambiental seguindo critérios estabelecidos pelo FSC (Forest Stewardship Council). O conceito empregado pela Pizzatto em manejo ambiental é reconhecido internacionalmente e engloba práticas racionais dos recursos naturais, tendo sido pioneira no desenvolvimento desta tecnologia e critério, e que também conta com um programa de conscientização que envolve os funcionários, seus filhos, moradores e vizinhos da região.