PROJETOS // Gestão de Resíduos
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

A política da empresa está alicerçada no melhor aproveitamento, tratamento e reutilização dos resíduos. Eles são diferenciados entre:

1- RESÍDUOS INDUSTRIAIS

São considerados fonte de energia abastecendo o sistema de geração de energia da indústria. Cavacos e serragem são na maior parte queimados em caldeiras. Metais, plásticos e vidros são comercializados como sucata. Dejetos são tratados em fossas sépticas e depois vão para a lagoa de efluentes industriais. Óleos queimados são aproveitados para lubrificação e a água com restos de cola é reaproveitada no sistema; e o efluente líquido final é tratado em uma lagoa de forma que seja enquadrado dentro dos índices determinados pela legislação ambiental.

2- RESÍDUOS FLORESTAIS

-SÓLIDOS
Serragem e galhadas são reincorporadas ao solo. Garrafas, latas, vidros e plásticos são recolhidos para reciclagem e comercialização.

-LIQUIDOS
No caso de vazamento de combustíveis, graxas, óleos e outros, são cobertos com serragem e posteriormente recolhidos para queima na caldeira.

-GASOSOS
Dar manutenção periódica nos motores dos veículos, revisões e quantidades corretas de óleo no combustível das motosserras.

3- RESÍDUOS DOMÉSTICOS

Dentro da filosofia da empresa implementou-se na vila de funcionários o “Programa de Reciclagem de Lixo”. Este programa teve início em 1997 quando o Instituto Ecoplan, consultor ambiental das Indústrias Pizzatto, preparou o documento intitulado “Programa de Reciclagem de Lixo” na Fazenda São Pedro. A consciência ambiental está sendo sedimentada gradualmente e hoje podemos dizer que há o engajamento de toda a comunidade na execução do programa. Outra iniciativa que teve excelentes resultados foi a dos arrastões de limpeza. Estes acontecem nas festas de confraternização de moradores e funcionários nos finais de ano, quando é feita uma parceria com a Escola Cândida Pizzatto onde os alunos e professores fazem o trabalho de patrulheiros da limpeza, explicando a todos como agir com relação ao lixo. Foram colocados latões nos PEV’s (pontos de entrega voluntária) para separação do lixo que é dividido em quatro categorias: papel, vidro, metal e plástico, além da categoria lixo orgânico que é utilizado no Projeto de Compostagem como fonte de nitrogênio para a decomposição da serragem. Depois de coletado, o lixo reciclável é vendido, atitude que serve como estímulo e objetiva o fomento da coleta seletiva. Alguns dos objetivos que ainda serão alcançados:

1. Aumentar a quantidade de PEV’s (pontos de entrega voluntária) na vila de funcionários;

2. Aumentar a quantidade de palestras de educação ambiental para os moradores e usuários do sistema;

3. Manter intimamente ligado este programa aos constantes programas de educação ambiental para que se mantenha ativa na consciência da população a importância da reciclagem;

4. Valorizar a qualidade dos rejeitos gerados, o que se dará pelo treinamento mais detalhado na comunidade para que o lixo tenha maior qualidade e conseqüentemente mais valor.



Projetos:

Ecoturismo
Projeto Puma
Gestão de Resíduos
Educação Ambiental
Treinamento, Visitas Técnicas e Estágios